domingo, 14 de dezembro de 2008

..., 5, 4, 3, 2, 1.



A idéia eu já tinha, faltava fazer acontecer.

Entre o nascimento da idéia e as minhas férias havia algo como 2 meses e eu realmente não tinha tempo a perder. Me aventurar num lugar que nunca estive, (tecnicamente) sem falar a língua local e completamente só, exige uma boa preparação e, pelo jeito, o Sr. Tempo também ia tirar férias, não estando nem um pouco disposto a me ajudar.
Me dei conta de quanta coisa é preciso fazer pra se estar "preparado". A pré-viagem pode acabar sendo mais cansativa e dispendiosa que a viagem em si.










Num mundo de internet e "cartões magnéticos pré-pagos", pensei nos caixeiros viajantes do século passado e em gente como Luiz Carlos Prestes, Mal. Cândido Rondon, Dr. David Livingstone, Sir Henry Stanley e outros. Gente que rodou o Brasil e o Mundo sem poder contar com Google Earth, Wikitravel, nem poder comprar uma edição atualizada do Lonely Planet.












Eu tinha uma vantagem e ia querer tirar proveito dela.


Primeiro resolvi traçar o roteiro. Descobri que Ciudad de Panamá é o trevo das Américas. Pra qualquer cidade centro-americana que fosse, por ali faria minha conexão. Decidi sair da capital panamenha e rumar ao Norte (mais tarde descobria que esse caminho é a contramão de quase todos mochileiros no continente: turistas do resto do mundo geralmente vem do Norte e seguem rumo ao Sul).

Meu roteiro acabou nascendo de parto normal e ficando a cara do pai :



03/11 Seg Ciudad de Panamá/PAN
04/11 Ter Ciudad de Panamá/PAN
05/11 Qua Ciudad de Panamá/PAN - San José/CRI
(Passaria 3 dias no Panamá a tempo de visitar o Casco Viejo, o canal do Panamá e fazer minhas compras para a viagem)

06/11 Qui San José/CRI
07/11 Sex San José/CRI
08/11 Sáb San José/CRI – Puntarenas/CRI
09/11 Dom Puntarenas/CRI
(4 dias na Costa Rica: tempo suficiente pra visitar a capital, o Parque Nacional Vulcão Poás e me jogar nas águas do Pacífico)

10/11 Seg Puntarenas/CRI – Granada/NIC
11/11 Ter Granada/NIC
12/11 Qua Manágua/NIC
13/11 Qui Manágua/NIC – San Salvador/ESA (4 dias pra visitar a cidade colonial de Granada, o Lago Nicarágua e a capital Manágua)

14/11 Sex San Salvador/ESA
15/11 Sáb San Salvador/ESA – La Antígua Guatemala/GUA
(2 dias em El Salvador)


16/11 Dom La Antígua Guatemala/GUA
17/11 Seg Panajachel/GUA
18/11 Ter La Antígua Guatemala/GUA
19/11 Qua La Antígua Guatemala/GUA
20/11 Qui La Antígua Guatemala/GUA
21/11 Sex La Antígua Guatemala/GUA -Flores/GUA
22/11 Sáb Ruínas de Tikal/GUA
23/11 Dom Flores/GUA – Ciudad de Guatemala/GUA
24/11 Seg Ciudad de Guatemala/GUA
(9 dias na Guatemala pra visitar Antígua, Lago Atitlán e as ruínas Maias de Tikal)

25/11 Ter Ciudad de Guatemala/GUA - Ruínas de Copán/HON – Tegucigalpa/HON
26/11 Qua Tegucigalpa/HON
(2 dias em Honduras pra visitar Copán e a capital)

27/11 Qui Tegucigalpa/HON – Ciudad de Panamá/PAN
28/11 Sex Ciudad de Panamá/PAN

Eu sabia que isso era apenas um plano e muitas das coisas que estava planejando não aconteceriam e, de fato, futuramente veria o efeito dominó de um roteiro tão apertado: quando algo não dá certo não resta muita alternativa senão mudar os planos.

Preparei minha mochila de 50 litros, listei tudo o que precisava e muitas das coisas resolvi comprar no Panamá a um preço pouco mais aceitável que aqui (por exemplo, cheguei ao Panamá sem trazer calçados, apenas as botas que usava e lá resolvi comprar sandália e tênis).

Tomei a exigida vacina contra a Febre Amarela (e uma contra Hepatite A e B pra garantir), fiz meu cartão pré-pago Travel Money, cartões de Crédito e passaporte na mão, era só seguir viagem.

Simples assim.

(Até parece. Como já foi dito: a preparação é quase tão desgastante quanto a trip)

Nenhum comentário:

Postar um comentário