sábado, 13 de dezembro de 2008

América Central quem ?


Confesso que a escolha foi por eliminação:

Já notou o tamanho do nosso planeta ? Nunca percebeu que tudo aquilo que a civilização humana já criou, construiu, destruiu, inventou, escreveu, desenhou, compôs..., se passou tudo aqui, dentro da 3ª esfera que rodopia o
Rey Sol ? Nosso planeta é pequeno e não são tão vastas assim as opções.
E como não conseguiu ganhar meu primeiro milhão antes dos 30 anos, acabei não por não me tornar um capitalista selvagem (nem ajudar a materializar essa crise econômica), mas também não tive dinheiro suficiente pra fazer uma viagem interplanetária, ou coisa parecida; assim, tomei a decisão acertada de viajar no meu planeta: nada de dívidas (ainda quero meu primeiro milhão e não pretendo parcelar no cartão uma viagem num foguete russo).

Ok.
Passei a considerar possibilidades (burocracia, distância, custo, diferenças culturais) e meu sangue (e bolso) latino falou mais alto. Quando decidi que era por aqui mesmo que ia caminhar, percebi que viajando pela América Central cruzaria mais fronteiras e conheceria mais culturas nos 25 dias, que viajando pela América do Sul.
Resolvi perseguir informações sobre a América Central.
Digo
perseguir porque é, realmente, uma luta interminável encontrar livros sobre viagens centroamericanas.
A desconhecida América Central passou longe das nossas aulas de Geografia, quase despercebida das de História, mas sempre esteve lá. Uma hora dessas alguém teria que se dar conta de que, entre os anglo-saxões americanos e canadenses e os latinos da América do Sul, havia uma ligação terrestre que não era o México (e, antes que me perguntem: NÃO é possível ver o Atlântico e o Pacífico ao mesmo tempo enquanto se atravessa o Panamá ! Hehehe).
Pois é, nesse pequeno território de pouco mais de 523.000 km2 vivem 40,5 milhões de pessoas.
Imagine que toda população da Argentina fosse transferida para um território pouco menor que o Estado da Bahia.

Não né !

Melhor assim.

Agora imagine essa mesma Bahia socada de gente dividida em 7 países, cada um deles com suas peculiarididades, sua própria história e bandeira (ao menos falando a mesma língua - exceto por Belize onde se fala Inglês, Espanhol e Creole, ou uma mistura disso tudo !!).
Sim, a América Central existe ! E era pra lá que eu iria. Fiz meu roteiro e planejei minhas férias: sairia do
Panamá, passaria pela Costa Rica, Nicarágua, El Salvador, Guatemala e Honduras.


Belize foi cortada na última convocação: exigem visto de brasileiros.


PS: Apesar de raros existem livros nacionais sobre o assunto:
América Central nas Asas do Quetzal - Eduardo Batista Soares - Ed. Literalis
Em Busca do Mundo Maia - Airton Ortiz - Ed. Record

Um comentário:

  1. eita nóis!
    Pelo jeito então muita gente achava que fosse possível ver o Atlântico e o Pacífico ao mesmo tempo enquanto se atravessa o Panamá.
    Quem sabe pelo google earth ;D

    ResponderExcluir